O retrabalho causa vários prejuízos para as empresas e buscar por alternativas que eliminem falhas nos processos é uma atividade que faz parte do dia a dia das corporações. E não é de hoje que esse é problema causa perdas financeiras aos empresários. Saiba mais a seguir

 

A luta para combater o retrabalho sempre esteve no dia a dia das empresas. Essa relação complexa e delicada entre tempo, qualidade e produtividade não sai da cabeça dos gestores. E na hora de analisar os indicadores mensais da organização, os custos com repetições de atividades estão aí para lembrar que você pode estar perdendo dinheiro.

O universo coorporativo é cheio de imprevistos e compromissos e a falta de gestão do tempo e das tarefas pode se tornar um obstáculo para que a organização alcance as suas metas. E você sabe por que refazer um produto/serviço causa muita perda para as empresas? Além de causar atrasos nas demandas, queda na produtividade e baixa na lucratividade do negócio ele causa outros impactos, como:

  • Impacta no clima organizacional, causando estresse nas equipes;
  • Desmotivação das equipes de trabalho. Ter que repetir o trabalho, causa certo desânimo nas pessoas;
  • Péssima imagem perante os olhos dos clientes. Atrasar uma entrega, um serviço ou produto pode sujar a sua reputação;

Como os pontos acima afetam diretamente nos rendimentos, os dirigentes estão sempre em busca de formas para minimizar esses impactos. Confira algumas dicas que podem te auxiliar a reduzir os custos com retrabalhos.

Quer reduzir mais os custos do seu negócio? Baixe o nosso Guia! 

 Tenha um planejamento bem estruturado: Leve mais tempo planejando do que corrigindo os erros. Esse é o primeiro passo para ter sucesso e atingir todas as metas estabelecidas no seu planejamento estratégico.  Dedicar um tempo para planejar e estabelecer ações eficientes diminui o tempo de execução das tarefas e evita possíveis erros. É preciso fazer o trabalho bem feito para entregá-lo sem erros já na primeira vez. Cada etapa executada precisa ser pensada antecipadamente, caso outras pessoas estejam envolvidas na sua execução.

Lembre-se! A sua equipe precisa conhecer o seu plano anual. Tenha o hábito de comunicar todos.

Invista em automatização de processos manuais: Uma das formas de evitar erros e falhas nos processos é buscar por novas tecnologias que aumentem a eficiência do seu processo.

A rotina de muitas empresas envolve uma série de processos e isso pode aumentar a possibilidade de erros ou esquecimentos. Automatizar alguns processos pode desafogar a força de trabalho e as pessoas poderão concentrar as forças na qualidade do produto.

Dica! Proporcionar desenvolvimento e treinamentos para as equipes também pode minimizar falhas.