Saiba mais sobre a eficiência, otimização e precisão desta revolucionaria tecnologia de usinagem.

 

A Usinagem com Alta Velocidade (HSM - High Speed Machining) atualmente é uma técnica amplamente utilizada para trabalhar superfícies complexas, permitindo a obtenção de peças técnicas e seriadas com um alto nível de qualidade geométrica em menos tempo.

Essa tecnologia surgiu há quase 80 anos na Alemanha, e basicamente consiste na substituição de um processo de poucos passes, pesados e lentos, por muitos passes, leves e com alta velocidade de cortes, que garantem mais precisão.

Atualmente as áreas que mais utilizam este tipo de usinagem é a de moldes, aeroespacial e automotiva.

Você conhece a principal característica desta técnica? Quer saber mais sobre suas vantagens?

Descubra mais sobre essa revolucionaria tecnologia aqui!

Mais, muita mais velocidade

A Usinagem de Alta Velocidade (HSM) torna o processo de usinagem mais rápido, garantindo um ótimo acabamento da superfície, sem a necessidade de tratamentos posteriores.

Ela emprega uma velocidade de corte na faixa de 5 a 10 vezes maior que a velocidade normal de trabalho, dependendo da combinação peça-ferramenta. A faixa de rotação utilizada para obter essa velocidade fica em torno de 15.000 a 40.000 rotações por minuto.

A utilização de altíssimas velocidades de corte oferece um conjunto de vantagens técnicas e econômicas atrativas para as indústrias, facilitando a confecção apenas das peças solicitadas, na quantidade necessária, de acordo com a demanda.

Conheça algumas das principais vantagens da Usinagem High Speed

  • Redução dos custos do processo de fabricação devido a ciclos totais mais rápidos;
  • Maior flexibilidade na alocação de mão de obra;
  • Maior flexibilidade comercial, pois pedidos complexos podem ser atendidos em menor espaço de tempo;
  • Aumento da qualidade superficial, o que elimina muitos trabalhos posteriores;
  • Melhoria nos mecanismos de formação de cavaco;
  • Melhoria da exatidão dimensional;
  • Diminuição das forças de corte proporcional ao aumento das velocidades de corte;
  • Usinagem sem vibrações, pois as oscilações induzidas pelo corte da ferramenta são de alta frequência;
  • Melhoria na dissipação do calor do processo, pois a maior parte da energia térmica gerada se concentra no cavaco, o que proporciona menor aquecimento da peça;
  • Altas taxas de remoção de material;
  • Baixos tempos inativos.

 

Como a usinagem High Speed pode gerar mais rentabilidade para sua empresa?

Bastante utilizada na fabricação de moldes e matrizes, este tipo de usinagem oferece vantagens lucrativas como a flexibilização da produção.

De forma tradicional, a produção de moldes e matrizes envolve passos da usinagem convencional, tais como recebimento do material em estado normal, tratamento térmico, processo de eletroerosão e acabamento.

Já o processo High Speed começa na usinagem dos componentes diretamente no material endurecido, eliminando as operações de eletroerosão e acabamento.

O resultado destas melhorias é redução de tempo do ciclo de produção, eliminação de operações, e, consequentemente, queda no custo de fabricação da peça.

Sem dúvida, a usinagem de alta velocidade é altamente eficiente, pois facilita a obtenção de resultados significativos em termos de flexibilidade e produtividade.

 Na Index, contamos com centros de usinagem verticais de 3 e 4 eixos, Duplo Pallet, CNC, entre outros modernos equipamentos que certificam a precisão e resolução de medidas das peças que fabricamos.

Se procura um fornecedor de peças que garanta qualidade e prazo de entrega, somos sua melhor escolha. Fabricamos conforme seu desenho, sem importar seu segmento de atuação.

Visite nosso site para conhecer nossos serviços!

SABER MAIS