As atividades industriais têm consequências no meio ambiente, mas existem formas de minimizar os danos e promover a sustentabilidade. Encontre dicas para desenvolver uma gestão industrial mais amigável aqui!

Diante de um cenário de constantes mudanças climáticas, a sociedade exige cada dia mais atitudes que promovam um desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o papel do setor metalúrgico é crucial, pois apesar de ser um grande símbolo da industrialização, é também um voraz poluidor, pois utiliza diversos componentes químicos, grandes quantidades de água e tem um alto consumo de energia.

Uma das promessas da indústria 4.0 é uma abordagem com linhas de produção inteligentes, capazes de reduzir o uso de energia e minimizar o impacto ambiental. Mas, até isso acontecer, as indústrias metalúrgicas podem realizar ações que reduzam o impacto ambiental, preservando os recursos naturais.

Se você deseja saber como implementar uma gestão mais amigável na sua empresa, acompanhe as seguintes sugestões.

  1. Reduza as contas planejando gastos

Acompanhe as contas da empresa mês a mês, e se for possível realize simulações de consumo de energia. Uma consultoria iluminotécnica, por exemplo, é capaz de indicar qual sistema de iluminação é o mais adequado para o seu negócio.

  1. Use a tecnologia para evitar desperdícios

Existem softwares que planejam o corte do metal para aproveitar melhor as chapas, barras e tubos. Esses sistemas são capazes de combinar as medidas necessárias e determinar onde o material deve ser seccionado. O projeto de dimensões detalhadas deve ser consultado em todas as etapas da produção.

  1. Conheça seu estoque e faça uso inteligente do material

Os retalhos e os perfis inteiros devem ser separados por cor e tamanho em um estoque com entrada e saída de material controladas. O uso inteligente da matéria-prima dá prioridade para o uso das sobras, que não devem se acumular por muito tempo no depósito.

  1. Crie projetos inteligentes e lucre com as sobras

Desenvolva produtos com medidas que aproveitem as sobras de material. Pequenos itens, como lixeiras e acessórios podem ser perfeitos para os pedaços de barras, tubos e chapas que viravam sucata. A estratégia diversifica o negócio e gera uma nova fonte de rendimento.

  1. Garanta a segurança dos funcionários com equipamentos de proteção individual adequado

Alguns dos maquinários representam um sério perigo para a integridade dos operários. Os empregados que lidam com máquinas de corte, solda ou usinagem devem utilizar máscara, botas, óculos, luvas, avental e tampão auriculares adequados para o trabalho, além das instruções de uso correto. Além do bem-estar do funcionário, evita gastos com possíveis acidentes.

  1. Economize energia aproveitando a luz natural

Adote um projeto arquitetônico sustentável, com medidas simples como telhas transparentes, paredes de cores claras e janelas amplas. Isso evita o uso de luz artificial e tem resultados imediatos na conta de energia elétrica.

  1. Gaste menos reutilizando água

Diminua gastos e evite o uso de água potável, usando efluentes tratados ou água da chuva nos sistemas de resfriamento e na lavagem de pisos e equipamentos.

  1. Preze pela qualidade do ar e pelo silêncio

Certifique-se de que seu negócio cumpre as exigências legais e tome medidas para diminuir a poluição do ar e sonora. Sua empresa pode abolir o uso excessivo de tintas que emitem resíduos ou comprar peças de tamanho personalizado para evitar o corte barulhento da serra, por exemplo.

  1. Invista na capacitação de colaborares na comunidade

Projetos sociais voltados para a formação e contratação de membros das comunidades vizinhas valorizam o talento local e geram emprego e renda para a região.

  1. Conheça seu público, crie um ambiente agradável e venda mais

Um bom serviço começa com um gestor que entende as necessidades do cliente e cria uma imagem positiva ao atender de forma eficiente à comunidade que acolheu seu negócio. Participe de campanhas de conscientização e promova eventos que incentivem a cidadania.

 

Lembre-se que uma empresa que investe em sustentabilidade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores satisfeitos.

Os serviços de usinagem de precisão da Index estão em contínua adequação, garantindo que nossa atuação seja sempre sustentável.

Desenvolver soluções em usinagens especiais de alta qualidade, oferecendo peças precisas, com preços e prazos competitivos.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.